AUTISMO


            A sociedade é como um puzzle em que cada indivíduo é uma peça deste jogo. As peças têm as mais variadas formas e nem sempre é fácil faze-las encaixarem-se. Acontece o mesmo na nossa sociedade: as diferenças entre as pessoas provocam atrito dificultando a integração. A discriminação da diferença é algo que sempre acompanhou a sociedade ao longo dos anos. Todos os dias assistimos a situações de discriminação, seja pelo tom da cor da pele, pela orientação sexual, pela nacionalidade, pelas crenças religiosas… Para a nossa sociedade, tudo é motivo para discriminar. O facto de sofrer autismo não escapa ao rol de motivos para menosprezar.
Vivemos numa sociedade que vive de preconceitos, ideias estereotipadas, em que os autistas são vistos como pessoas violentas, que ao mínimo estímulo que lhe provoquemos desatam a partir tudo o que lhe aparecer à frente, ou que, por exemplo, vivem isoladas de tudo, balançando-se para trás e para a frente, não deixando ninguém infiltrar-se e envolver-se no seu mundo.
Por outro lado, os familiares e pessoas que lidam de perto com este tipo de síndroma, descrevem-nos como sendo pessoas extraordinariamente inteligentes, e que sabendo ter uma boa relação com eles, é possível ajudá-los a integrarem-se na sociedade, conhece-los e permitir que a sua vida seja o mais normal possível.
É com o intuito de quebrar este estereótipos e sensibilizar a comunidade para a problemática que é o Autismo que este blogue. Pretendemos que a discriminação para com estes habitantes de mundos próprios seja travada. Para isso vamos  manter-vos informados, através deste blogue, pois só a informação e o conhecimento permitem a não discriminação. 

1 comentário:

  1. Ola. Em nome do grupo 5 do 12ºF, gostaria de vos dar os parabéns pelo vosso trabalho. Aproveito também para informar que o nosso grupo abriu hoje o blogue Carro Inteligente e tomámos a liberdade de deixar o link do vosso blogue bem à vista no nosso. Gostaria-mos fizessem também publicidade do nosso blogue no vosso, se não for incómodo, pois,
    somos ambos grupos de área de projecto e devemos ajudar-nos uns aos outros.
    Aproveitem para visitar o nosso blogue, fiquem a conhecer um pouco mais sobre o Carro Inteligente e deixem um comentário.

    Com os melhores cumprimentos:
    GRUPO 5 - Carro Inteligente

    http://carro-inteligente.blogspot.com/

    ResponderEliminar