Sinais de Alarme

Um diagnóstico seguro de Autismo é geralmente feito pelos 3 anos de idade. Aos 18 meses é já possível detectar nestas crianças um conjunto de características, cuja presença é um indicador bastante seguro de perturbação autista. Cada pessoa com autismo tem a sua própria personalidade, sendo um indivíduo único. As pessoas com autismo não constituem necessariamente um estereótipo, podendo revelarem-se muito diferentes umas das outras.

Etapas de desenvolvimento e sinais de alarme: 

Do nascimento aos 3 meses:
- não fixar nem seguir com o olhar um objecto;
- sobressaltar-se ao menor ruído;
- não sorrir ou chorar quando se lhe toca;
- não manifestar interesse em ser pegado ao colo;
- ausência de comportamento de ligação e choro persistente ou ausência de choro.

Dos 3 aos 6 meses:
- não reagir a sons;
- desinteresse pelo ambiente;
- não manifestar desejo de ser pegado ao colo;
- apatia;
- ausência de comportamento de ligação;
- apresentar hiper ou hipotonia;
- não responder com um sorriso do outro; não manifestar medo de estranhos;
- não olhar para a mãe quando está a mamar.

Dos 6 aos 9 meses:
- mantém-se sentado e imóvel sem mudar de posição;
- não reagir a sons (surdez aparente);
- vocalizar de forma monótona ou não vocaliza;
- não imitar;
- apático;
- parece mais satisfeito se deixado só e mantendo o ambiente inalterado;
- mantém posturas assimétricas.

Dos 9 aos 12 meses:
- escolher sempre o mesmo brinquedo;
- não responder a sons; desinteresse pelo ambiente;
- vocalizações pobres ou inexistentes;
- movimentos estereotipados (balanceio do corpo, abanar a cabeça, posições bizarras não usuais noutras crianças) - nem sempre presentes:
- não responder ao sorriso dos outros;
- fraca coordenação motora.

Dos 12 aos 18 meses:
- babar-se, levar tudo à boca ou atirar tudo ao chão;
- não responder quando o chamam pelo nome;
- lalação repetitiva;
- isolamento;
- não se interessar pelo ambiente;
- ausência de jogos de imitação;
- ausência do jogo do faz de conta;
- ausência da atenção partilhada (não chama a atenção do outro para objectos ou acontecimentos, não vai mostrar um brinquedo);
- podem apontar para pedir (ou levam a mão do adulto ao que desejam), mas não apontam para mostrar;
- problemas de alimentação (por exemplo, rejeição aos sólidos, rejeição a alimentos específicos).

Dos 18 meses aos 2 anos:
- deitar os objectos para o chão;
- parecer não compreender o que se lhe diz;
- não se interessar pelo que o rodeia;
- não imitar;
- atraso ou ausência de linguagem;
- resistência à alteração das rotinas.

Dos 2 aos 3 anos:
- vocalizações pobres, ecolália(repetição de palavras ou frases);
- ausência de vocalizações;
- isolamento e resistência a mudanças;
- persistência em rotinas muito definidas;
- ignorar a presença do outro, focando-se apenas nos seus interesses;
- nem sempre compreender o que lhe é pedido.

Dos 3 aos 4 anos:
- desinteresse por ambientes novos e mudanças das rotinas;
- ecolália (repete palavras descontextualizadas);
- movimentos estereotipados;
- demonstrar interesse por objectos/temas invulgares.

Dos 4 aos 5 anos:
- linguagem incompreensível;
- problemas de comportamento, hiperactividade;
- dificuldade de concentração;
- ausência de jogo de grupo;
- contacto visual pobre ou sem intenção comunicativa;
- interesses restritos;
- descoordenação motora.

Dos 5 aos 6 anos:
Também nesta fase os sinais de alarme se repetem um pouco. Todos os sinais de alarme anteriores podem ser também aqui indicadores de autismo. Desta forma dificuldades de linguagem (compreensiva e/ou expressiva), movimentos estereotipados, problemas de concentração, problemas comportamentais e resistência á mudança podem ser sinais de alerta.

Contudo, todos estes sinais são meros indicadores. É indispensável a avaliação por uma equipa especializada para um diagnóstico rigoroso.

Fonte: http://www.ama-autismo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=127

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